16 de janeiro de 2025 – 11:32
O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic) da Seas realizou, nesta quarta-feira (15), o 1º Info Seas, um evento voltado para a Segurança da Informação e a relevância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. Realizado na Escola de Socioeducação Mílton Carlos Lima de Oliveira, o encontro proporcionou uma oportunidade valiosa para aprofundar conhecimentos sobre práticas de segurança e compreender como a LGPD impacta as atividades cotidianas dos colaboradores da Superintendência.
O 1º Info Seas contou com a presença do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Francisco Barbosa. Na última semana, ele já havia se reunido com o superintendente da Seas, Roberto Bassan, para discutir parcerias voltadas à implantação de salas Google nas unidades do sistema socioeducativo. Durante o evento desta quarta-feira, Francisco Barbosa foi além, oferecendo os serviços da Etice para capacitar os jovens do sistema na área de Tecnologia da Informação, ampliando as oportunidades de formação e inclusão digital.
Palestrantes
Com um público atento ao tema da segurança da informação, o evento teve como destaque as apresentações de especialistas na área. O primeiro palestrante, Roberto Jackson, coordenador da Nutic da Seas, abordou o tema Transformação Digital com ênfase na segurança da informação. Em seguida, Analuísa Trindade, assessora jurídica da superintendência, destacou a relevância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Já Alberto Banhos, coordenador da Codip, apresentou uma visão detalhada sobre a Política de Segurança da Informação (Posic) no contexto da Seas.
Encerrando o evento, Luciano Freire, gestor de TIC da Pefoce, ministrou a palestra Práticas de Segurança da Informação. Para Roberto Jackson, “a troca de experiências fortalece a cultura de segurança na Seas, e a LGPD tem impacto direto em nossas atividades e processos”, ressaltou o coordenador da Nutic.